sábado, 25 de dezembro de 2010

Patrícia Pataxó é aprovada e sua monografia recomendada para publicação.


Segue abaixo esta boa notícia divulgada pelo antropólogo Guga Sampaio:

Amigos!

Conforme anunciamos aqui no último final de semana, ocorreu no último dia 20, na Faculdade de Direito da Ufba, a defesa da monografia de bacharelado de Patrícia Pataxó (Patrícia Rodrigues dos Santos Moraes) intitulada "Da 'Não Recepção' da Incapacidade do índio e da Tutela Indigenista amparadas na Visão Integracionista pela Constituição Federal de 1988".

A defesa contou com a presença de diversos professores da faculdade, inclusive o seu diretor Fernando Santana e o Procurador da República Vladimir Aras (de destacada atuação na defesa do direito ao uso da língua indígena no julgamento do assassinato do cacique guarani Marcos Verón), do cacique Juvenal Paiaiá e de diversos outros líderes, representantes e estudantes indígenas (que eu não vou nomear porque foram muitos e eu não quero esquecer ninguém), do Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas do Estado da Bahia Jerry Matalawê, do
indigenista, sócio da Anaí e ex Presidente da Funai Eduardo Almeida, e da perita antropóloga do Ministério Público Federal na Bahia Sheila Brasileiro.

A banca, presidida pelo professor José Augusto Sampaio (Antropologia Uneb) e composta ainda pelos professores André Batista Neves (co-orientador) e Sara Quadros (orientadora), bem como a própria Patrícia, enfatizaram a destacada participação de Patrícia no movimento indígena na Bahia e no Brasil como elemento fundamental para a sua marcante e bem sucedida formação acadêmica e profissional. 

O Doutor André Patista Neves (também Procurador da República) e o Diretor da Faculdade destacaram o excelente histórico escolar de Patrícia como evidência marcante e inquestionável do sucesso do sistema de cotas para indígenas e negros adotado pela Ufba Há seis anos. 

Patrícia obteve nota máxima, 10! E indicação da banca para publicação da sua monografia.

Vou ver se arrumo umas fotos para postar aqui. 

Parabéns a Patrícia e parabéns aos povos indígenas da Bahia, do Nordeste e do Brasil!

Guga SAmpaio
Assessor Antropólogo

ANAÍ - Associação Nacional de Ação Indigenista
Rua das Laranjeiras, 26, 1º andar, Pelourinho
40026-230 Salvador, Bahia
Telefax: (71) 3321-0259; 'email': anai@anai.org.br
CNPJ 13.100.342/0001-25

*Foto: Glicéria Tupinambá, irmã do cacique Babau, amamenta o filho de dois meses à saída do julgamento; ao seu lado, Patricia Pataxó, estudante de Direito que vem acompanhando o caso. Brasília, 1 jun. 2010. Por Daniela Alarcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário