quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Curta-metragem "Xukuru Ororubá"

Conheci a Marcília, por acaso, através de um amigo que compartilhou, numa lista de discussão, o filme dela feito em Super-8. Entrei em contato e conversamos brevemente. Enfim, propus compartilha-lo no blog do PINEB, e ela gentilmente aceitou. Segue o filme com uma breve apresentação dela em formato mini-entrevista: 





Xukuru Ororubá (BA 2008)
15 min, P&B, Super-8 e DV (24fps)
Direção e roteiro: Marcilia Barros

Prosa amena com a diretora do filme:

Como você se interessou pela temática indígena?

MB: O índio tá no meu arquétipo… A idéia do filme documentário “Xukuru Ororubá” tem início com as pesquisas do roteiro de longa-metragem ficção no qual o tema central é o mito dos Cavaleiros de Aruanda. Durante as pesquisas, descobri que havia no Pernambuco um povo indígena que os representava, então não hesitei em arrumar as malas e seguir para conhecer a Aldeia Xukuru.

Pode nos apresentar um pequeno resumo do filme, e de como surgiu a idéia de focá-lo no líder Xicão?

MB: Foi conhecendo a aldeia e seus habitantes, vivendo lá durante algum tempo que descobri a importância e força do líder político Xikão Xukuru, então percebi que seu reinado de resistência era a representação dos Cavaleiros de Aruanda.

Sinopse: A força política dos Xukuru se sustenta na força dos encantados que habitam a serra sagrada do Ororubá. Imersos no mundo moderno, onde impera a política de exclusão, os Xukuru afirmam sua identidade reelaborando suas crenças e criando formas alternativas de organização social, mantendo vivo o sonho de Xikão Xukuru.

"Estamos estudando o passado, vivendo no presente e propondo um novo futuro!"

Ao fazê-lo, qual efeito de consciência você quis despertar no público?

MB: Quis possibilitar que o povo Xukuru pudesse ter voz e assim reafirmar seus direitos. Quis romper com a imagem romântica do índio, mostrando o índio moderno com informação, o índio do século XXI. Índio esse que nos habita o arquétipo.

Pode ver mais info sobre o filme no blog:
http://xukuruororuba.blogspot.com/
Não deixe de ler a critica da pesquisadora Laura Bezerra
http://xukuruororuba.blogspot.com/2009/11/critica-do-filme-por-laura-bezerra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário